Posted by : Unknown
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Bom pra começo de conversa o que é ser um Otaku?
Em cada local que formos pesquisar acharemos um significado diferente. Assim como cada um tem seu próprio entendimento.
Você que está lendo pode ser ou não Otaku, o importante é lembrar que rótulos nunca podem ser generalizados, que ser preconceituoso sem nem conhecer o assunto é burrice e que descriminação é crime, portanto antes de sair taxando alguém como Otaku conheça um pouco mais sobre o assunto e descubra se você é ou não Otaku!
Originalmente, no Japão, a palavra otaku é um tratamento respeitoso na segunda pessoa.
No ocidente a palavra é usada para agrupar os fãs de anime e mangá, uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Por esses motivos muitos dos fãs de animes e mangás preferem não ser chamados de otakus e outros não se importam e chamam a si mesmos de otaku com orgulho.
Até hoje rola uma grande polêmica em torno desse assunto, muitos acham que o termo não tem nada de pejorativo e é apenas uma palavra usada para agrupar as pessoas com interesse na cultura pop japonesa, muitos acham que se o termo é mal visto no exterior ele deve ser mal visto no mundo todo. A internet que teve grande participação na divulgação do termo também ajuda para sua mudança de sentido, tornando-o mais ameno quanto mais as pessoas o utilizam.
O importante é lembrarmos sempre do contexto por trás dessa palavra tão discutida e quando formos utilizá-la, inseri-la no contexto coreto de acordo com a conotação desejada, sempre pensando na evolução do termo para algo que não seja discriminatório.